reabilitação brigadeiro galvão
memorial descritivo
O projeto se desenvolve em um lote na Barra Funda, onde se encontrava uma pequena industria erguida no início do século XX, composta por um galpão na frente e cinco pequenas unidades nos fundos, que estavam em estado de abandono após terem sido usadas como cortiço. Este projeto consistiu na reabilitação arquitetônica da edificação dos fundos e seus espaços livres, buscando preservar suas camadas de memória, ao mesmo tempo em que viabiliza novos usos.
Em meio ao processo de obra, foi identificado que a umidade constante no fundo do terreno originava-se de um afloramento de água limpa, devido ao desnível de topográfico de 4m e a proximidade com o córrego Anhanguera. Diante dessa descoberta, uma nova etapa de projeto foi desenvolvida para criar um caminho d'água que, além de solucionar o problema de drenagem, gerasse um interesse paisagístico e um imaginário hídrico, através de uma fonte (aparição d'água), um canal (caminho e movimento) e um espelho d'água no pátio (centralidade e absorção).
O projeto de reabilitação incluiu reforço estrutural em concreto e aço, execução de nova cobertura e contrapiso. No entanto, não foi definido um uso especifico para os interiores, mas foi contemplado um pé direito alto para construção de um mezanino e um piso elevado que possibilite passagem livre das prumadas hidraulicas e elétricas, garantindo maior flexibilidade de layouts, podendo servir como espaço comercial ou residencial