expografia flutuante
expofaud'19_ não modular
coautoria ariel ferrari
O projeto expografico da semana de arte da expofaud'19, foi realizado no edifício Vilanova Artigas da FAU. Esse projeto contemplou desde a concepção conceitual e técnica por meio de desenhos, até o projeto de custos, compra e montagem, realizada coletivamente por alunos da FAU com colaboração dos funcionários da manutenção
projeto
fotografias
a temática: não modular texto de curadoria
Módulos podem ser compreendidos como unidades integrantes de um sistema maior, que podem ser separados e recombinados com intenção de reduzir a complexidade representando um elemento seguro na lógica compositiva. Não-modular trabalha na chave do risco que devemos assumir em frente as infinitas possibilidade que existem no mundo da forma. Uma vez riscado um caminho, inexiste a possibilidade da recomposição, devemos nos entregar ao instante, pois:
“[a obra] que domina; se eu não a servir corretamente ela se desestrutura ou ela me desestrutura.”
(Martin Buber, Eu e Tu).
A escolha do tema: “não-modular” vem para sucitar o debate de uma questão central da prática criativa que recebemos enquanto filhos de um mundo industrial, com objetivos de reconhecer barreiras, tensionar a expressão do que não cabe em módulos e refletir sobre a possibilidade de um contraponto. Enquanto humanos criadores, projetamos a transformação; não mais cenários estáticos. O pensamento/prática não-modular que queremos introduzir não deve ser visto como um movimento anti-modularidade, mas como busca de um modo de ser menos sistemático e mais arriscado.
montagem
fotos de giancarlo lopes